![]() |
Zaion Stocco Aluno do Pré I |
Hoje pela manhã, ao abrir meus olhos e depois de agradecer a Deus pela ótima noite de sono, me deparei com uma mensagem no meu "ZapZap": "Primeiro dia de aula do meu filhoteee" (com 3 fotos do filhote antes). A mensagem era da minha querida amiga, Jade, que estava muito feliz pelo nosso príncipe Zaion (4), vestidinho e com a mochilinha pronto pra ir pra escola pela primeira vez na sua vida.
Não era de se espantar que, ao abrir o Facebook horas depois houvessem mais uma dezena de mães enlouquecidas de alegria pela mesma história da Jade e do Zaion. Aí eu pensava: será que todas as mães têm ideia de tudo que acontece para que este momento feliz aconteça? Será que sabem que precisarão estar realmente dispostas a fazer seu papel de mãe participativa e guerreira no processo educativo dos seus pequerruchos?
![]() |
Heloisa Paixão Aluna do 3o ano |
Como professor educador, que realmente gosta e acredita na educação, vejo que muitos pais e "responsáveis" acabam esquecendo o quão fundamental são para que seus filhos sejam educados na escola. Escola nenhuma (nem a com mensalidades acima de $5mil reais) farão pelos seus filhos o melhor se estiverem sozinhos nesta jornada. Lembrem-se que não basta fazer, tem que participar.
As reuniões pedagógicas, o acompanhamento na lição de casa, os eventos sociais proporcionados pelas escolas, os atendimentos individuais com os professores, o levantar mais cedo pra preparar um bom café da manhã, a preparação cuidadosa de um lanche saudável e nutritivo (e não o mais prático e rápido), o ir buscar com um bom e apertado abraço na hora da saída (do pai E da mãe, às vezes um, às vezes outro), a conversa "séria" sobre a briga ou algo diferente que aconteceu naquele dia na escola, são apenas algumas das muitas coisas que devem ser lembradas pelo menos nos 200 dias letivos propostos. Essas só algumas que eu lembrei e pude listar, talvez porque são as que sinto mais falta de ver acontecer no dia a dia escolar de alguns alunos. Isso me dói.
![]() |
Emilli Ponce Aluna do 3o ano |
À mãe Jade e todas as outras pessoas às quais foram atribuídas vidas para serem cuidadas, não se esqueçam disso, nem por um dia! O mundo tem sim muita influência sobre seus filhos, mas vocês pais têm ainda mais, afinal, como diz a grande blogueira Fabiana Corrêa, criança não tem querer (artigo completo), e portanto, as escolhas iniciais são e devem ser feitas pelos pais. Em outras palavras, é você que escolhe o quão importante quer ser no processo educativo do seu filho...se não se responsabilizar, não adianta culpar quem o fizer (TV, internet, tablets, celulares, etc...)
Obrigada querido, sei o quanto é importante estarmos juntos com nossos filhos, eu sou uma mãe participativa, acho fundamental. A escola não tem obrigação de educar filho de ninguém.Quem faz isso , são os pais. A escola ensina. Agradeço o carinho com minha pequena.... Bjks
ResponderExcluirPerfeito!! Como psicóloga, recebo diariamente na clínica pais procurando ajuda para seus "problemáticos" filhos (sim, eles os chamam assim), pois se ausentaram (e não, trabalhar fora não é ausência) na fase mais importante da vida de uma criança: a fase escolar.
ResponderExcluirParabéns pelo texto teacher, espero que os pais possam se conscientizar com tudo que foi dito.
Beijos.
Pedro,
ResponderExcluirComo mãe e educadora eu posso compartilhar que a sua reflexão sobre o primeiro dia de aula realmente toca em pontos importantes. A educação começa em casa e continua na escola. Nós não podemos fazer um bom trabalho sozinhos. Precisamos da família para apoiar e ajudar o aluno em questões de aprendizagem como também de vida. Nós, pais, sempre seremos a primeira referencia na vida de nossos filhos e no final, esperamos que as nossas escolhas produzam bons frutos. Um abraço
É isso mesmo, nós pais, temos o dever de encaminhá-los, de mostrar o mundo e de inseri-los neste mundo, da melhor forma que pudermos.Nós sempre estamos ensinando algo a nossas crianças seja por palavras ou atos. Eles aprendem vendo. Eles aprendem nos escutando. Eles aprendem coisas de nós, entre eles, de outros adultos de seu círculo social e por eles mesmos. As crianças compartilham os valores de seus pais, e isto é uma das coisas mais importantes na vida. Nossas prioridades e princípios, e nossos exemplos de bom comportamento podem ensinar nossos filhos a tomar o caminho certo quando outros caminhos parecerem tentador.
ResponderExcluirAgradeço o carinho de vcs com minha filha e com todas as crianças...
Pedro,
ResponderExcluirEsse seu texto é a mais pura verdade. Como mãe e professora educadora compartilho totalmente com esse sentimento de que os pais devem educar seus filhos. Com muito amor, muita paciência e perseverança, e sempre incentivando e elogiando pois isso é fundamental.
Parabéns pelo texto e por nos fazer refletir sobre essa questão tão importante.
Ana Mourão
Excluir