Meu
nome é Pedro Euzébio Brandão, professor de Língua Inglesa Moderna para os
alunos do Ensino Médio e de Environment para os alunos do Ensino Fundamental I,
e os 6o e 7o ano do Ensino Fundamental II.
Nos
1o e 2o anos do EFI, a disciplina de Environment é ainda
uma extensão da disciplina de inglês, uma vez que os alunos estão ainda em
processo de aquisição de vocabulário, simples estruturas, e comandos, começando
a reconhecer signos do língua inglesa. A partir do 3o ano a
disciplina de Environment começa realmente a ter um formato investigativo das
ciências naturais. Os conteúdos abordados são os mesmos lecionados na
disciplina de Ciências em português. Julga-se assim fundamental para que os
alunos façam associações necessárias para que adquiram a língua de forma mais
natural. Tanto em Environment quanto em Inglês, os alunos novos inseridos neste
sistema bilíngue conseguem dar conta, desde que se apliquem bastante nos
estudos. Obviamente que o começo será difícil, e parecerá quase impossível, mas
a dedicação em todas as disciplinas bilíngues, que trabalham integradamente,
possibilitarão que os alunos novos se encaixem no processo e consigam
acompanhar os demais.
É
importante que você enquanto responsável poderá ajudar seus filhos nos estudos,
mesmo sem dominar a língua. O simples fato de acompanhar a agenda, os momentos
de estudo, e o Portal Educacional, além de ter uma postura positiva encorajando
os filhos é a maior contribuição.
Para
os alunos menores, é importante ajuda-los na organização dos materiais,
evitando esquece-los em casa. Também, é extremamente importante ajuda-los na
conscientização da importância em arriscar-se. Faze-los entender que errar é
normal, e que não podem levar dúvidas para casa, que precisam prestar bastante
atenção nas aulas, evitando conversas extras, etc. Aos alunos maiores, além de
ajuda-los na organização dos materiais, é importante checar se estão fazendo as
tarefas e, no caso de Environment, se estão fazendo as leituras prévias e as
coletas de vocabulário, que é quando os alunos ao lerem o capitulo antes de ser
abordado em sala, pesquisam em dicionários as palavras que não sabem,
facilitando assim o acompanhamento em sala.
Em
todos os segmentos, é importante observar se os alunos estão tendo horas
saudáveis de sono, se não deixam as tarefas e trabalho para última hora, etc. Tudo
isto facilita e promove bastante o desenvolvimento do aluno.
No
caso dos alunos que estão ainda sem livro por atraso das editoras, é necessário
que se organizem copiando dos outros colegas os conteúdos, fazendo as tarefas,
etc. Neste caso, por hora, vamos trabalhando em duplas ou grupos em sala.
Existe
a proposta metodológica que é bastante consistente, professores preparados e
empenhados, e para que se obtenha sucesso, é importante também alunos
interessados e motivados. Por trás deles, são necessários pais motivados e
presentes.