quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Português para Ensinar Inglês: Certo? Errado?


Ontem eu estava lendo um artigo sobre o uso de português no ensino de língua estrangeira e achei muito pertinente.  Denilso de Lima  professor desde 1995, também com experiências em treinamento de professores, afirma que o uso de língua materna (LM) pode ser uma ferramenta poderosa no ensino eficaz da língua alvo, e não algo que coloque em risco a construção de uma base bem fundamentada.

Concordo com ele quando às vezes, talvez por conta dos treinamentos que já fiz e dos artigos que já li, pareço escutar vozes me dizendo “OPA! Português em sala não pode”.

Na sua publicação, Lima investiga de onde surgiu este conceito de que o uso de LM pode ser algo negativo, e cita ainda visões diferentes sobre importantes nomes de lingüistas e demais profissionais da área sobre o tema, que ainda permanece como tabu em muitos treinamentos para professores de línguas. Dentre os autores, Jim Scrivener, autor de livros para professores de inglês, chega aconselhar os professores de inglês a fazer o seguinte, “se você perceber que a melhor e mais eficiente maneira de explicar algo é usando a LM dos alunos, então faça isso” (2005:309).

É importante ressaltar que este assunto parece ser mais alvo de discussão ainda no Brasil. Talvez por conta de esquemas tradicionalistas de ensino de idiomas ou falta de acesso a outras leituras que possibilitem expandir a forma de ensino, muitos dos profissionais de ensino parecem ser tão extremistas que não conseguem visualizar a diferença entre uso prudente da língua portuguesa na aula de inglês e o falar português o tempo todo na aula de inglês.

Deve-se, portanto, evidenciar que nenhum professor ou teórico minimamente instruído defenderá a postura de um educador que utiliza apenas a língua materna para ensinar. Definitivamente isto está ligado à imprudência e falsa promessa de que o ensino da L2 (segunda língua) ou LE (língua estrangeira) se dará de forma concreta.

O bom senso é sempre o melhor amigo! É muito mais prático e inteligente não passar 15 minutos tentando explicar em inglês algo abstrato ou muito distante da realidade dos alunos sendo que, com uma palavra na LM o professor pode manter o curso normal da aula. Assim, 1) o tempo de aula é bem usufruído; 2) evita que o aluno se frustre; 3) o professor se mostra preparado para momentos embaraçosos e não se desmotiva, uma vez que os alunos conseguem compreender o conceito; 4) evita o abalo na relação professor-aluno.

Ele conclui falando da eterna “briga” entre brasileiro que dizem que nunca aprendem inglês por anos nas escolas e escolas que dizem que os alunos são muito fracos. Ele diz: “Romper certos paradigmas de ensino não é fácil. Se não bastasse a teimosia das escolas em continuar perpetuando esse mito, os alunos também ajudam a continuá-lo.” 

Continua ainda dizendo: “As escolas então aproveitam para usar em suas propagandas frases como “nossas aulas são todas em inglês”. Os alunos vêem isso como um grande diferencial e como algo extremamente necessário. Por conta desse marketing e falta de conhecimento das pessoas em geral, o ciclo continua.”

Realmente, os leigos enxergam este slogan como algo primordial, mas esquecem que vale muito mais um professor muito bem preparado do que um professor que fale inglês a aula toda e simplesmente ignore as necessidades dos alunos. Como educadores, não podemos NUNCA deixar de lembrar que pessoas diferentes aprendem diferentemente. Cabe ao bom educador ter o bom senso de observar isso e saber como lidar, sem que isto desmotive um ou outro. E como aprendizes, nos cabe entender que cada um tem uma necessidade, e que o ensino se dá na troca de conhecimento (sharing).





5 comentários :

  1. Este post é muito pertinente. É necessário dar o que o aluno precisa, não adianta falar só inglês sem utilizar critério algum. Parabéns pelo blog!

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  2. Adorei o post e assino embaixo! Ensinar com qualidade é sempre levar em consideração as necessidades específicas de cada um, especialmente as que tem mais dificuldade, lembrando sempre de ensinar a pescar e nunca entregar o peixe!parabéns pelo blog! É um Sucesso!

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  3. Não há como discordar. A LM precisa ser usada em alguns casos e não há motivo para temer esse uso!

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  4. Perfect!!! Concordo que uma boa dose de bom senso na hora de ensinar a LE é tudo. E que utilizar a LM como forma de facilitar o aprendizado em determinados momentos é extremamente importante. De nada adianta abolir a LM das aulas e não atingir o objetivo que é a assimilação do conteúdo!!! Amei o post!!!

    Danny Campana

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